Bate-papo UOL
BATE-PAPO > AJUDA

Perguntas e respostas sobre o Bate-papo UOL

Perguntas e respostas sobre o Bate-papo UOL

O Bate-papo UOL é gratuito?
Sim, o Bate-papo UOL é gratuito, mas o assinante UOL tem o privilégio de entrar nas vagas exclusivas (quando as salas têm mais de 30 ocupantes) e de criar salas.

O que fazer para entrar na sala?
Navegue pelo menu à esquerda da homepage ou dentro das salas. Na tela de acesso, digite um apelido, escolha uma cor para ele, decida se quer ou não entrar com sua foto no Perfil UOL e copie as letras e números que você vê no quadro. Por fim, clique no botão 'Entrar'. Você consegue visualizar o que acontece dentro das salas antes mesmo de acessá-la.

Posso entrar em mais de uma sala ao mesmo tempo?
Sim. Pelo menu principal (localizado no alto à esquerda da tela), você pode acessar até oito salas diferentes. Para alternar entre uma e outra, clique em 'minhas salas' (que está no alto do canto direito).

Existe limite de acesso no Bate-papo UOL?
Sim. Para inibir a ação de spammers, um mesmo internauta pode acessar até três vezes a mesma sala.

Como colocar foto junto com o apelido?
Usando o perfil do Bate-papo, você pode incluir uma foto ao lado do apelido nas mensagens enviadas nas salas.

Ao criar um e-mail no UOL ou um e-mail grátis no BOL, ZIP ou Folha, você ganha um perfil automaticamente. Se você usa outro serviço de e-mail, pode se cadastrar aqui.

Depois, basta completar seus dados clicando em "Editar meu perfil". Nessa página você pode enviar uma foto que será exibida nas salas de bate-papo quando quiser, essa imagem está sujeita a moderação. Você decide se quer ou não mostrar a foto ao entrar em cada sala (basta responder 'Sim' ou 'Não' à pergunta 'Quer entrar com a foto do perfil do Bate-papo?').

Há quantos lugares disponíveis nas salas?
Cada sala do Bate-papo UOL comporta 50 pessoas: 30 lugares disponíveis a qualquer usuário e 20 lugares reservados exclusivamente para assinantes, que devem autenticar e-mail e senha para entrar caso a capacidade já tenha atingido 30 ocupantes.

Como encontrar alguém ou uma sala específica?
Você pode usar a busca por pessoas (digite o apelido de quem você procura) ou a busca por salas. O recurso fica no alto da homepage, páginas de ajuda, notícias, álbuns e arquivos ou dentro do menu principal localizado no canto superior à esquerda dentro das salas.

O que fazer para ignorar participantes indesejados?
Se você se sentir incomodado com a presença de algum participante, pode ignorá-lo clicando no segundo ícone, localizado ao lado do apelido da pessoa, na lista à direita da sala ou no ícone à direita de cada mensagem. Dessa forma, você não receberá qualquer mensagem enviada por esse internauta, seja direcionada a você ou a todos. Caso desista de ignorar a pessoa, clique novamente sobre o ícone da lista de participantes.

Como enviar imagens e vídeos dentro da sala?
O envio de imagens e vídeos é permitido em todas as salas e na conversa exclusiva entre dois usuários. Para publicar o conteúdo externo, você deve digitar o endereço completo da foto ou vídeo. Por exemplo: http://bp.i.uol.com.br/bpuol.gif. Você só consegue enviar imagens que já estejam publicadas na web.

Para copiar o endereço da foto, clique sobre ela com o botão direito do mouse, escolha a opção 'Propriedades' e copie o endereço, que em geral começa com 'http' e termina com '.jpg' ou '.gif'. Depois, basta colar esse endereço no espaço em que você escreve suas mensagens no Bate-papo UOL. Ao enviar, aparecerá a foto correspondente ao endereço.

Para enviar vídeos, o procedimento é parecido: após copiar a URL de vídeos disponíveis em sites como Youtube e UOL Mais, cole o endereço no espaço destinado para escrever mensagens e envie. Alguns vídeos têm restrição de reprodução, e, neste caso, você não conseguirá enviá-los.

Só internautas que habilitarem conteúdos externos em 'Configurações' receberão e enviarão o material.

O que envio nas salas de compartilhamento de vídeos e imagens não aparecem na tela. Por quê?
Cheque se você habilitou o conteúdo externo clicando no ícone de 'Configurações' próximo à caixa de mensagens. Se ainda assim não conseguir, o proprietário do site de origem pode ter bloqueado os arquivos temporariamente ou definitivamente. Também pode ter sido detectado no servidor algum risco à segurança dos usuários do Bate-papo. Sugerimos que tente novamente e, caso o bloqueio persista, a solução é procurar o arquivo em outro site.
Os usuários também podem enviar uma notificação ao UOL Denúncia quando encontrarem imagem ou vídeos suspeitos.

Não quero receber o alerta sonoro ao receber uma mensagem, é possível?
Sim. Clique no ícone de 'Configurações' localizado próximo à caixa onde você digita suas mensagens (fica bem em cima do botão de envio de emoticons) e retire a seleção de 'Tocar sons do Bate-papo'.

Como enviar sons a outro participante?
Clique sobre o ícone de alto-falante localizado ao lado da caixa de mensagem, escolha o som desejado e envie. Não se esqueça de habilitar a opção 'Tocar sons do Bate-papo' clicando no ícone de 'Configurações' localizado próximo à caixa onde você digita suas mensagens.

Posso usar webcam no Bate-papo UOL?
Sim, o recurso está disponível para todas as salas. Para participar, é preciso ter uma webcam instalada no computador e acessar uma das salas. Então, basta clicar no ícone de webcam localizado em frente ao apelido na lista de participantes. Uma nova janela se abre, com duas telas para webcam e som de microfone, permitindo o papo com imagem e voz.

Como saber se recebi um convite para conversar nas salas reservadas com webcam?
Quando um internauta realiza o convite, o ícone de webcam ao lado do apelido dele fica piscando na lista de participantes. Basta clicar ali. Você também recebe uma notificação na área de 'avisos', situada na barra preta acima da área onde são trocadas as mensagens.

Por que não consigo assistir à webcam do meu interlocutor?
Existem algumas possibilidades: o outro usuário pode não ter câmera instalada no computador, ou a câmera pode estar desligada . Ele ainda pode não ter permitido que você visualize as imagens transmitidas pela webcam, ou não clicou no botão 'Allow' ('Permitir') da mensagem de alerta que aparece ao abrir a sala de conversa reservada. o recurso não está disponível para ser usado em tablets e celulares.

Recebi uma mensagem de que meu IP foi bloqueado; por quê?
Por questão de segurança, o bloqueio ao IP do seu computador normalmente ocorre quando há muitos acessos seguidos ao Bate-papo. Outra possibilidade é por ação de "vírus" (malware), em que o programa invasor tenta estabelecer muitos acessos simultâneos sem que o usuário perceba. Para que o IP do seu computador seja desbloqueado, basta aguardar alguns minutos ou obter um novo IP, que não irá afetar o computador. Para conseguir o novo IP, é preciso desconectar e conectar novamente o computador à internet.

Quais as vantagens do assinante UOL?
Assinantes do UOL têm acesso a áreas reservadas no Bate-papo:

- Somente assinantes poderão entrar em salas que já estejam com 30 lugares ocupados. Cada sala tem capacidade para 50 participantes.
- Quem tem e-mail UOL pode criar sua própria sala de bate-papo, sobre o assunto que quiser.
- Suporte online no Serviço de Atendimento a Cliente

Assine o UOL

Ainda tenho dúvidas sobre o Bate-papo UOL; como resolver?
Envie sua dúvida clicando em 'Comunicar erro'.

VEJA NA AJUDA BP UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS BP UOL